Monday, September 22, 2014

gente-flor


Setembro sempre me lembra primavera. Setembro chega e, ainda no primeiro dia, é como olhar aquele número um e vê-lo como uma flor ao primeiro desabrochar. Setembro me lembra flores, muitas flores. E, mesmo apaixonado pelo perfume e pela beleza, não as cultivo como gostaria.
 
No entanto, quando é setembro, talvez por ser o mês de meu aniversário, tudo aquilo em que acredito parece se voltar para mim e me presentear com diferentes jardins. Os mais variados tipos de flores insurgem em minha frente, muitas vezes em forma de gente. A gente conhece gente-flor pelo perfume.
 
Ali – alguns dias depois do meu aniversário, das lembranças envolvendo o coração, horas depois de remoer o que deveria ser, mas não poderia – eu senti que seu desejo era tão egoísta quanto o meu. Mas veio o perfume. Você era gente-flor. Nosso desejo era egoísta naquele momento, mas nosso verdadeiro querer sabia da existência um do outro.
 
Foi por isso que meus olhos brilharam antes mesmo de nos conhecer. Isso que te fez insistir, mas fez teus olhos continuarem a brilhar mesmo após sair-se derrotado de toda a insistência. E eu nem precisaria mais te olhar nos olhos, depois que nos abraçamos. Foi quando senti teu cheiro a primeira vez.
 
No primeiro abraço – sim, o primeiro abraço de todos entre duas pessoas, as vezes único – é quando a gente percebe gente-flor. É naquele primeiro momento de conexão. Desculpa se pareço intenso demais ao dizer isso, mas perfume assim a gente não deixa se desfazer no ar tão rapidamente. Gente-flor é muito rara de se encontrar. Você era raro de se encontrar.
 
E por toda aquela noite foi o teu perfume responsável. Sabe aquele jardim desgastado, abandonado pelos cuidados diários? Aquele jardim de folhas secas, com alguns espinhos escondidos? Aí, de repente, um galhinho verde surge com uma flor trazendo vida ao que parecia já eivado de qualquer possibilidade de a ter?

Você foi gente-flor em jardim de gente, onde se gasta mais com perfume artificial que com o próprio, naturalmente mais delicioso, mais intenso, mais verdadeiro, mais capaz de fazer um outro sorrir. E você me fez sorrir. Com os olhos, com a boca, com o corpo e com todas as sensações que se fizeram presentes nele.
 
Flor que surge à noite carrega os mistérios da madrugada. Mas flor que permanece aberta ao raiar do dia traz consigo essa esperança de ter um jardim para cultivar como gostaria. Gente-flor floresce com gestos e palavras. Gente-flor faz do seu perfume a melhor coisa a se sentir todo o dia.
 
- Bom dia.
Um sorriso de lábios cerrados, daquele jeito que você se deixa perceber surpreso e sem graça, o mesmo jeito que eu pude presenciar toda a noite passada enquanto você me olhava.
- Bom dia. 

Além de água, cuidado e dedicação, amor também é adubo para a beleza de um jardim. Seria a primeira de muitas manhãs?

No comments: