Sunday, September 07, 2014

feliz ano novo para mim


Eu poderia passar a noite discorrendo sobre meus defeitos, mas vou poupar você da minha interminável baixa autoestima. Esse, a propósito, é meu primeiro defeito. Sou narcisista. Não me importo quase nada com a aparência do outro, mas preciso me sentir bonito e magro, ainda que nunca os tenha sido. Sou excessivamente preocupado com o futuro das pessoas que convivem comigo e isso, vez ou outra, faz com que me deixe de lado e invada um espaço sem ser convidado. Rio escandalosamente, mas só acho que seja defeito quando passível de causar constrangimento em alguém. Persisto em alguns erros, ainda que já tenha errado na mesma coisa diversas vezes. Sou carente, mas já evoluí muito nesse quesito. Faço demais pelos outros, esquecendo que eles têm que andar com as próprias pernas de vez em quando. Bebo e fumo, mas anseio pelo dia em que terei uma vida saudável. Amo beber, mas quero parar de fumar. E tenho mania de me manter sempre em segundo plano para colocar o alheio em primeiro.

Eu escrevo. Isso é o que considero minha maior qualidade. Porque, ainda que apenas através da escrita, com raras exceções, eu sempre tenho algo a dizer. Hoje eu penso muito mais do que ajo. E quando ajo é porque já pensei o bastante para ter quase cem por cento de certeza daquilo que estou fazendo. Eu sou dedicado. Gosto de me apaixonar. E quando amo pode ter certeza que eu vou até onde puder ir com você. Não faço promessas que não posso cumprir e não digo 'nunca faria isso' quando sei que um dia posso correr o risco de estar numa situação que me faça agir de forma que eu não me reconheça. Sou verdadeiro, não gosto de mascarar a realidade mesmo que seja doloroso. Tenho esperança. Em todas as pessoas que me dão qualquer motivo para tê-la. Sou persistente, e hoje tenho aprendido cada vez mais a ser paciente. Não dá para esperar do outro aquilo que você faz por ele, mas você pode saber reconhecer o esforço dele para com você. Pra isso é necessária muita paciência. E eu perdoo. Tento não guardar mágoa. Ainda que tenham me feito sofrer muito, eu procuro olhar sempre para o que também me trouxeram de bom. Acho que é uma de minhas maiores qualidades: eu enxergo o outro muito mais pelo que ele faz de bom do que pelo que ele faz de ruim. Assim eu tenho a crença nas pessoas como uma de minhas maiores virtudes.

Hoje é meu aniversário. E, para mim, talvez pela primeira vez em vinte e seis anos, é um dia comum. Não que eu esteja triste, desanimado ou desesperançoso – esperança é algo que nunca me deixa, mas realizar meu maior sonho também fez com que eu tornasse a olhar para dentro de mim mesmo, reconhecendo os erros e dando o devido valor aos meus acertos. Não chamo de crise dos vinte e poucos anos, mas um momento meu, que eu preciso aproveitar para crescer interna e mentalmente. Hoje é meu aniversário e, diferentemente do que muitos podem pensar da ausência de uma mega festa, eu não poderia estar mais feliz. Tenho amigos maravilhosos, uma família perfeita – o que não quer dizer imune a defeitos – e, principalmente, tenho a mim. Estou me redescobrindo, me reeducando como ser humano e aceitando a condição de uma gota dentro do oceano. E, acredito que essa seja a busca de muitas pessoas, eu percebi que o fato de ser uma única gota em meio a tantas outras não me torna menos importante. É isso que eu sou, é assim que eu sou e, se eu tenho tanto essa esperança e um anseio em ser feliz, o primeiro passo vem dessa percepção de se saber importante, se não para outros, para mim mesmo. Hoje é meu aniversário e eu não poderia desejar nada além de tudo o que já conquistei até aqui para o novo ano que está começando. Obrigado a todos que são parte desse ser que vos escreve. Obrigado a Deus, à minha família, aos meus amigos e, principalmente, obrigado a mim.

No comments: