Friday, October 08, 2010

tapa na cara, aprendizado e verdades inconvenientes

ou momento desabafo pela ......ésima vez! ou auto-ajuda geração quatro!

"enquanto você continuar deixando a programação da rede globo, o bbb, os passeios, as baladas, o futebol, a cervejinha, etc., mandando na sua vida, esqueça qualquer pretenção de passar num concurso desse jaez."

isso soou como um tapa na minha cara hoje. meu discurso é sempre do tipo: não abro mão do meu final de semana. são os únicos dias que tenho pra me divertir e sair do ócio que é o período de segunda a sexta-feira. mas aí me vem à mente uma coisa que uma amiga minha me disse um dia, sobre o que é um ano estudando pro resto da vida aproveitando as consequências desse estudo. eu tenho tantas oportunidades, já fiz tantos concursos e passei em apenas três. nem a maldita oab eu consegui tirar de primeira. não, não me perdoo por isso. não me venham com lições do tipo é assim mesmo, a maioria não passa de primeira. eu tive cinco anos para passar de primeira. e não soube aproveitar isso. eu sei, eu sei, não adianta chorar pelo leite derramado, o que importa é o daqui pra frente e outros tipos de auto-piedade-ajuda, mas se eu não chorar pelo leite derramado e pensar no que eu podia ter feito e não fiz, eu vou continuar do mesmo jeito. preciso me martirizar para progredir. comigo funciona assim. não, não deu certo de primeira, então preciso corrigir os erros. e quais os erros? só olhando pra trás e me lamentando é que vou saber.

"não acredite em sorte! (...) descubra qual é o seu limite. e aprenda a superá-lo. sono? família? falta de tempo? dívidas? filhos? problemas de saúde? há jeito pra tudo. tem mais: você terá que ser egoísta. um egoísmo bom, no sentido de que você terá que pensar mais em si mesmo, no seu futuro, nos seus estudos (...). se o seu maior vilão é o tempo, SE VIRA! ninguém trabalha mais do que 10 horas por dia (se trabalhar, estará sendo escravizado)"

é fato que o anseio da maioria dos acreanos é passar em um concurso público, ser servidor de algum órgão e garantir a aposentadoria. diria que é o meu também. mas mais pela estabilidade financeira que por qualquer outra coisa. eu aprendi com o decorrer do tempo que você sempre terá escolhas. algumas serão as mais corretas, outras as mais erradas. mas você só vai descobrir isso com o tempo. enfim, com o tempo eu descobri que meu negócio é comunicação. que o direito foi uma mera forma de achar que me agradava a idéia que eu tinha quando tinha 7 anos de idade: ser advogado, promotor, diretor do tribunal de justiça, juiz, desembargador e virar nome de rua quando me aposentasse. sim, eu tinha esses planos. mas aí eu vivi várias reviravoltas no decorrer desses cinco anos. e eu percebi que não é só a estabilidade e a grana certinha no final do mês que vai me fazer feliz. é a correria, a imprevisibilidade, a escrita, a discussão (apesar do que preciso fazer um curso de oratória). eu sonho em escrever um livro, um romance, um livro de contos, de poesias, enfim. to correndo pra terminar a faculdade de direito. só depois disso vou me sentir uma pessoa livre para fazer tudo o que eu quero fazer. então eu lanço para vocês: corram atrás dos seus sonhos, das suas vontades, dos seus desejos. no fim da vida, sinceramente, é o que talvez mais vá valer à pena. publicitários me aguardem. vou estudar para ser como vocês.

"aproveite cada minuto do seu precioso tempo para construir seu capital intelectual: folgas, feriados, finais de semana, consultórios, trânsito, academia, vôos, etc. depois (...) você volta para suas futilidades"

abrir mão de um final de semana regado a vodka, cigarros e músicas dançantes. não precisa ser todos, basta uns dois por mês. feriado prolongado? aproveita e estuda cara! tá no trabalho sem nada pra fazer? larga o twitter, o blog, o e-mail. ou então utilize desses meios para adquirir mais conhecimento. porque, apesar de todas as coisas fúteis que existem, esses meios podem ajudar muito. temos fóruns, páginas pessoais e muitas coisas mais por essa internet mundo afora. baixa aulas sobre aquilo que você precisa estudar e escute-as ao invés do samba que sai agora das caixas de som. tudo o que vem fácil, vai fácil. então se você quer alguma coisa pra sua vida, se você tem realmente um sonho e deseja conquistá-lo, faça a dificuldade. abra mão de certas coisas e certamente, lá na frente, você vai olhar para trás e sua única lamentação vai ser: porque eu não tinha feito isso antes?

1 comment:

Caio. said...

Realmente, tudo que você escreveu é um tapa na cara e verdades que as pessoas geralmente sabem, mas fazem questão de empurrar para debaixo do tapete. Confesso estar adiando meus sonhos, estudando o curso errado, e com tudo isso, criando uma raiva imensa de viver. Pode ser por conformismo, medo de querer mudar, e ficar a ver navios. "Agora que eu saí da faculdade, o que eu quero fazer mesmo?" Mesmo com vinte anos, ainda me vejo bastante confuso sobre o que eu quero de verdade, tenho um compromisso com terceiros de me formar, e pretendo fazê-lo, nem que seja para agradar a outros, e não a mim. Não vai ser um tempo jogado no lixo, se eu souber tirar proveito do conhecimento que será me dado. Ainda que esteja em um caminho torto, quem sabe ele não se endireita lá na frente? Erros podem levar a acertos.