Monday, October 04, 2010

desculpas

- me desculpa.
- até quando?
- não interessa até quando.
- você não pode chegar e simplesmente pedir desculpas.
- e eu vou fazer o quê? convencê-la de que estou certo se não estou?
- não, ser humilde e aprender com teus erros.
- e um pedido de desculpas não é um princípio disso?
- ao meu entender não. o seu pedido de desculpas, para mim, é só uma forma de amenizar a situação até que algo aconteça de novo.
- é a única coisa que eu posso dizer a você agora.
- você me cansa às vezes.
- você também.
- e o que é isso então? porque esse pedido de desculpas?
- porque um cansando o outro ou não de vez em quando não quer dizer nada. faz parte.
- será que faz parte?
- todo relacionamento é complicado. tudo que envolve você e outra pessoa - em qualquer aspecto da vida - traz complicações. mas também traz felicidade, traz coisas boas. e é a isso que temos que dar ouvido.
- você dá ouvido a isso? não é o que parece.
- sei que tenho um gênio difícil, mas quem não o tem, não é? a gente tem que aprender a conviver com os erros dos outros. você só passa a amar verdadeiramente uma pessoa quando aprende a conviver com os defeitos dela. até isso você deve amar. se não é um amor parcial.
- amar defeitos? coisa estranha de se dizer. acho difícil alguém conseguir isso.
- não é difícil. é complicado, é demorado, deve-se ser paciente, estar aberto para algumas situações por vezes incômodas.
- situações incômodas incomodam, claro. acho que precisamos começar a lidar melhor com isso, você e eu. acho que ambos estamos lidando de uma forma errada com nossas dificuldades, nossos anseios, medos e preocupações.
- que forma errada?
- sozinhos.
- ...
- precisamos nos apoiar, estar um ao lado do outro, estendendo a mão, o braço, a perna. doando o próprio coração para o bem estar do outro. porque não? porque guardar tudo dentro de si, sofrer, ficar angustiado e se desgarrar desse jeito, cuspindo frases de poder, frases de ego, frases de desespero na cara um do outro? onde está nossa civilidade? onde está nossa cumplicidade? onde está nossa sinceridade? onde está isso que a gente chama de amor?
- no coração.
- então, mas não é aí que isso tudo tem que ficar. é do lado de fora, é na expressividade. se ficar só no coração não vale. é preciso que esteja aqui, estampado em nossos rostos, escancarados para que nós possamos nos entender. gritar não vai levar a lugar nenhum. conversar sim, se resolver sim.
- ...
- como sempre você não fala nada. você não tem mais o que falar, você se cala e depois cospe tudo de uma vez. álcool é uma merda mesmo.
- me desculpa.
- voltamos lá pro começo da nossa conversa?
- é só o que eu posso falar, me desculpa.

1 comment:

Unknown said...

esse texto é uma realidade bem escrita!